EXATAMENTE TUDO SOBRE CARROS... ISSO VOCÊ SÓ ENCONTRA AQUI!

█ NOTÍCIAS █ VÍDEOS █ FOTOS █ FATOS HISTÓRICOS █ CURIOSIDADES █ OFF ROAD █

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como Seria: Toyota Bandeirante !


O Toyota Bandeirante foi nacionalizado no Brasil em 1959, portanto faz meio século que o jipe começou a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP). Como no Japão apresentaram o FJ Cruiser como homenagem aos primeiros utilitários da marca, nós aqui fazemos a nossa com as projeções do designer Eduardo Oliveira, que propôs uma releitura desse clássico nacional que foi vendido até 2001 fazendo sucesso pela sua robustez.


Nos desenhos de Oliveira existem alguns elementos da frente baseados nos do FJ Cruiser, mas a carroceria tem linhas inspiradas nas do Dodge Nitro. “O jipe curto mantém o estilo quadrado e a tradicional grade integrada com os faróis redondos”, explica o designer. “Também não me esqueci do teto branco, característica dos Bandeirante mais antigos”, completa ele.


Pensando no momento único que a indústria nacional vive atualmente, Oliveira também fez uma versão aberta do Bandeirante. “Trata-se de uma proposta mais esportiva, que atenderia sem problemas a uma demanda mais off-road”, diz ele. “Quanto à mecânica, o jipe poderia compartilhar tanto motor quanto chassi com a Hilux, mas numa versão encurtada e mais simples”, sugere.


O jipe Bandeirante ganhou capota de lona e a versão picape em 1963. E apenas dez anos depois é que o carro recebeu um novo motor Mercedes-Benz. Com evolução bastante lenta, o Toyota teria mais uma novidade apenas em 1981, quando passou a ser equipado com câmbio de 5 marchas. Em 1983 surge a picape sem caçamba, mas para aparecer a cabine dupla foram necessário mais seis anos, quando a marca japonesa aproveitou para incluir mudanças na grade e faróis que passaram a ser quadrados. Em 1991 o Toyota finalmente ganha direção hidráulica e três anos depois o motor a diesel da Mercedes foi substituído por outro da própria Toyota.

Agradecemos a visita e até a próxima !

Fonte: Auto Esporte

Nenhum comentário: