EXATAMENTE TUDO SOBRE CARROS... ISSO VOCÊ SÓ ENCONTRA AQUI!

█ NOTÍCIAS █ VÍDEOS █ FOTOS █ FATOS HISTÓRICOS █ CURIOSIDADES █ OFF ROAD █

domingo, 6 de março de 2011

Off Road → O que faz um verdadeiro 4x4


O primeiro veículo fora de estrada foi apresentado em 1910, de lá para cá muita coisa evoluiu. O conceito de carro forte e simples ainda é visto como primordial para algumas marcas, outras apostam no conforto. Mas a alma de um verdadeiro off-road permanece: na coluna de hoje você vai encontrar um pouco daquilo que realmente faz um verdadeiro veículo off-road!

4x4
Poderíamos dizer que a tração nas quatro rodas é a grande arma do off-road. Alguns modelos possuem a tração integral como é o caso dos Land Rover e Niva. Mas a grande maioria - Willys, Mitsubishi, Toyota, JPX - possuem a tração inserível. A grande vantagem da tração 4x4 mostra-se em pisos escorregadios, lamas, grandes inclinações e alguns obstáculos. Vale lembrar que não é recomendável andar no asfalto seco com a tração ligada. As rodas dianteiras e traseiras não rodam exatamente à mesma velocidade. Em terrenos escorregadios esta diferença acaba sendo compensada, o que não acontece no asfalto.


Roda Livre
Os veículos fora de estrada possuem um mecanismo na tração dianteira chamado roda-livre. Este mecanismo permite desligar completamente o diferencial dianteiro, poupando a mecânica e reduzindo o atrito. Existem dois tipos de roda-livre: manual e automática. A manual possue uma chave, no eixo, com duas posições 4x2 e 4x4 (ou Lock e Free). A automática engata-se quando fizer necessário.

Bloqueio de diferencial
É muito comum na prática do off-road o veículo ficar preso em um obstáculo quando a roda de um lado perde aderência, absorvendo toda a potência do motor, enquanto a outra fica parada. Para isto existe o bloqueio. Ele faz com que a potência do motor seja enviada para a roda que tem maior aderência. Existe basicamenete dois modelos de bloqueio: o bloqueio de anilhas que, quando uma roda ultrapassa um limite de rotação em relação à outra a potência é transmitida à roda que gira mais devagar. O bloqueio tipo Torsen funciona com um sistema de três duplas engrenagens que se controlam entre si. Há ainda o bloqueio de diferencial central que equipa os Land Rover e Niva. Aqui só existe a possibilidade de bloquear o diferencial central, levando a potência ao eixo traseiro ou dianteiro, aquele que tiver maior aderência.


Ângulo de entrada ou ataque
É formado pelo ângulo entre a parte mais saliente à frente do carro e o solo. Quanto maior o ângulo menos problemas você terá ao entrar em uma situação off-road.

Ângulo de saída
O mesmo que o ângulo de ataque, só que na parte traseira do jipe. É comum ver a colocação de acessórios, como reboques, que reduzem este ângulo diminuindo assim a performance do carro.

Suspensão
A suspensão é outro ponto forte dos 4x4. Existe basicamente dois tipos: mola helicoidal e feixe de molas. Hoje os veículos off-road mais elogiados, JPX e Land Rover, possuem suspensão por molas helicoidais. Outros utilizam o modelo por feixe de molas como é o caso dos lendários Willys e do Suzuki Samurai.

Fonte: PlanetaOffRoad

Nenhum comentário: