A FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino) foi fundada em 11 de julho de 1899, em Turim, em um período de expansão industrial. A primeira unidade foi aberta em 1900 em Corso Dante, onde haviam inicialmente 35 operadores que trabalharam para a fabricação de 24 carros.
A Fiat possuí, ou possuiu várias empresas automobilísticas, nesta lista inclui marcas como Ferrari, Lancia, Autobianchi (que já pertencia à Lancia), Maserati, Alfa Romeo e Innocenti. Também é dona de marcas de veículos industriais, incluindo OM e Iveco . Nos anos 70 e 80, a empresa se tornou pioneira no uso da robótica na montagem de motores automotivos. As unidades fabris da Fiat estão entre as mais automatizadas do mundo. Mais recentemente, com a ajuda do governo estadunidense, uniu-se com o grupo Chrysler, compartilhando tecnologia com as marcas daquele grupo: Chrysler, Dodge e Jeep.
As vendas da FIAT vinham a decrescer e prova disso era que em 1998 a FIAT já só possuía controle de 41% do mercado ao invés dos 62% registados em 1984. Como estratégia da FIAT para alcançar uma maior estabilidade, em 2000 a FIAT faz um acordo com a General Motors, em que a GM adquiriu parte da FIAT. Mas este acordo só durou até 2005 altura em que a GM desistiu da compra.
Recentemente em 2006 a FIAT lançou a nova geração do FIAT Punto: o Grande Punto. Com o lançamento do Grande Punto as vendas da FIAT voltaram a melhorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário