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terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Especial: McLaren que passa dos 320 km/h !


A Ferrari lança seu 458, sucessor do F430, e a Mercedes-Benz ataca com o irresistível SLS AMG Gullwing. O McLaren MP4-12C que brilha nesse post deve ajudar a elevar os indicadores econômicos em algum momento de 2011.


Até agora, a McLaren permitiu apenas dois breves acessos a uma maquete do MP4-12C como um aperitivo para o banquete tecnológico que ela planeja servir em menos de dois anos. Decodificar o nome nada evocativo dá uma dica de qual será o menu. A parte do MP4 vem da designação de chassis que a McLaren tem usado em seus carros de Fórmula 1 desde 1981. O 12 é um índice interno relacionado com a dedicação da empresa à potência, peso, aerodinâmica e eficiência geral. E o C celebra o compromisso com a tecnologia da fibra de carbono para futuros carros esportivos.


Acostumada a carros de rua, a McLaren construiu cem F1s (28 com acabamento de corrida) e mais de 2100 Mercedes-Benz SLR McLarens (incluindo as variações 722, Roadster e Stirling Moss). O expatriado Americano Antony Sheriff, diretor-gerente da divisão automotiva da McLaren, orgulhosamente guiou nosso passeio pelas áreas não restritas do Centro de Tecnologia da McLaren, uma instalação de engenharia no nível da NASA em Woking, Inglaterra, onde os bólidos MP4-24 da Fórmula 1 e os SLR de passeio são fabricados e onde o trabalho com o MP4-12C começou em 2006.


Muitos detalhes ainda são segredo, mas Sheriff revelou que o motor chegará a 8.500 rpm e a potência máxima será de cerca de 608 cv, com 80% dos 60,8 mkgf do pico de torque disponíveis aos 2.000 rpm. Há um sistema de cárter seco, um virabrequim de 180 graus, tempo de abertura variável de válvulas, mas a injeção direta de combustível ficou pelo caminho. A revista britânica Autocar recentemente especulou que esse motor pode ser um Mercedes V8 modificado pela firma alemã de engenharia Mahle.


A McLaren foi pioneira no uso de compostos de fibra de carbono em pontos estruturais chave em seus monocoques de Fórmula 1, em 1981, e em seu carro F1 de rua, em 1993, então essa experiência naturalmente se reflete no MP4-12C. A corpo central é um molde em estrutura oca de 78 kg feito com processos exclusivos de transferência de resina. As estruturas suplementares de alumínio nas duas extremidades do carro suportam o chassi e os sistemas de propulsão. As portas em estilo borboleta são outro detalhe herdado do F1. Elas devem fornecer acesso fácil para a cabine de dois lugares e chamar a atenção que os donos de carros exóticos esperam.


A asa traseira não apenas ajuda a colar os pneus da tração ao asfalto, ela também serve como um freio aerodinâmico. Os freios de cerâmica são opcionais. Os pneus de dezenove polegadas na frente e vinte atrás serão fornecidos pela Pirelli. Os alvos de desempenho incluem aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos e uma velocidade máxima de pelo menos 350 km/h.


A cabine tem uma estreita tela sensível ao toque no alto do console central, um volante de diâmetro pequeno e uma tela eletrônica configurável em um compacto painel de instrumentos. Os comandos na coluna de direção para o computador de bordo e controle automático de velocidade são feitos em alumínio. Um par integrado de borboletas de câmbio se conectam a um ponto central na coluna de direção. Em vez de usar uma abordagem de mouse e menu ou de múltiplos botões para comandar sistemas importantes, um botão giratório gerencia as variáveis do chassi e outro muda as configurações do trem de força. Os controles climáticos ficam localizados nos painéis das portas.


Com a Ferrari 458 na alça de mira, a McLaren espera que o preço do MP4-12C fique entre 200 mil e 300 mil dólares. Projetos adicionais incluem um conversível, uma edição de desempenho ainda maior no estilo do F1 e um híbrido capaz de transferir a atual tecnologia do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (KERS) das pistas da Fórmula 1 para as estradas. Nossa parte nesse concurso de beleza é rezar para a economia mundial se recuperar para que os ambiciosos sonhos da McLaren se tornem verdade.

Fonte: Auto Esporte

Um comentário:

Anônimo disse...

LOl achei mt bom mais ta meio enrolado =) zueira kkk.. achei mt bom msm os carros sao d+ quando fazer manda pra minha conta. shusha...=)continua assim criando carros perfeitos lOol =)um abraço Ah! Shubaca =)kkk...=)