EXATAMENTE TUDO SOBRE CARROS... ISSO VOCÊ SÓ ENCONTRA AQUI!

█ NOTÍCIAS █ VÍDEOS █ FOTOS █ FATOS HISTÓRICOS █ CURIOSIDADES █ OFF ROAD █

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Curiosidades: Gêmeos !!

Carros, ou pelo menos a maioria, separados no nascimento

1º - Tata Nano & Ford Ka

Descobrimos o segredo de o Tata Nano ser tão barato, ele é só metade de um automóvel. Uma cirurgia de separação de gêmeos siameses deu origem ao carrinho indiano e ao nosso Ka! Só que a Ford preferiu usar a parte em comum dos dois na traseira. Já a Tata se confundiu, instalou o volante do outro lado e deu nisso, um carro que parece que está indo quando está vindo. O maior perigo mesmo é com os pedestres, que vão achar que o Nano está dando ré.

2º - Honda FC Concept & Star Wars

No filme Transformers, os robôs viram carro, até aí nada de mais. Difícil mesmo fez a Honda com o conceito FC Sports, um soldado clone de Star Wars que virou carro! Criado para uso pessoal do Darth Vader, que buscava um veículo com um aspecto, assim por dizer, mais "imperial", o Honda acabou reprovado pelo vilão, que bateu o capacete ao entrar, sem falar na capa enroscada na porta e do ar-condicionado que piorou sua conhecida asma.

3º - Ford Fusion & Gillette Mach 3

A Procter & Gamble deveria cobrar royalties da Ford. Com certeza, o projetista do Fusion estava no banheiro numa manhã qualquer, fazendo a barba com seu Gillette Mach 3, olhando para o espelho com cara pensativa: "pô, o que eu faço com a frente desse carro?". As três lâminas deram tão certo que outros modelos receberam o "barbeador frontal". Mas só o Mach 3 vem com turbo de série...

4º - Astra SS & locomotiva a vapor

Quando mostrou seu novo visual em 2002, o Astra foi chamado de limpa-trilhos só por causa do para-choque pronunciado. Hoje a gente até acostumou com isso e nem repara mais. Também o design já mudou tanto que nada mais surpreende. Mas que o cara que desenhou o Chevrolet brincava de Ferrorama quando era criança, isso ninguém tem dúvida.

5º - Volkswagen Kombi & Pão Pullman

Até hoje ninguém viu se o designer da gloriosa Kombi era um padeiro alemão que resolveu abandonar os pretzels para enveredar pela indústria automobilística. O que a gente acredita piamente é que o motor da perua aceita não só óleo como manteiga, margarina e até requeijão. Fica uma delícia...

6º - Renault Logan & Cadillac CTS

Apresentador do programa Overhaulin, que modifica carros antigos, o designer Chip Foose, em uma das suas vindas ao Brasil, foi apresentado ao Logan, o quadradão sedã da Renault. E gostou do que viu! Para o americano, o Logan tem um jeitão de Cadillac. Parecia sarcasmo, mas olhando a foto acima não é que ele tem razão? Ao menos na traseira, os dois sedãs mostram pontos em comum nas lanternas e no vinco em V na tampa do porta-malas. Que tal a Renault usar isso numa propaganda?

7º - Infiniti G37 & Mercedes-Benz CLS

O G37 tem uma história mais antiga, porém, o CLS é mais original. E não era para acontecer diferente afinal o Mercedes inaugurou um novo estilo de carro que a marca japonesa não se fez de rogada para copiar - não só no G37 como no primo Nissan Skyline. A semelhança entre os faróis assusta: além do formato, a distribuição dos canhões de luz é idêntica. Vai ver dá até para encaixar o conjunto de um no outro.

8º - Hyundai Veracruz & Lexus RX 350

A Lexus não nega seu parentesco com a Toyota. O RX 350 que o diga. O utilitário existe há mais de 10 anos e continua com o mesmo estilo na 4ª geração. Está mais bonito, sim, mas os traços são bem parecidos com os do primeiro. O que é uma virtude já que o visual agrada. Tanto assim que a Hyundai parece ter bebido na fonte japonesa ao criar o belo Veracruz. Reparem no aerofólio, nas lanternas e no corte do para-choque dianteiro. Parece que desenharam o Hyundai em cima de papel vegetal.

9º - Toyota Prius & Honda Insight

Será que o futuro nos reserva uma infinidade de carros elétricos com mesmo visual? É o que se conclui vendo o Insight, o híbrido da Honda, que é cara e o jeitão do seu maior rival, o Prius, da Toyota. Um dos argumentos para esse tipo de perfil é que ele é mais eficiente, mas precisa parecer tanto com o Toyota? Está aí o Volt, da Chevrolet, para provar que dá para mudar um pouco. Pena que híbrido seja sinônimo de carro sem graça, por enquanto.

10º - Bugatti Veyron & Bentley Hunaudi

O carro de cima você conhece bem: é o Bugatti Veyron, um dos esportivos mais velozes do mundo. Mas e esse modelo na parte inferior? Um clone chinês? Não, é um Bentley, codinome Hunaudi, nascido em 2000. Opa, existem mais coincidências nessa história. Ambas as marcas são da Volkswagen, o motor é um 16 cilindros e o designer é o mesmo - Hartmut Warkuss. Ah, tá, agora deu para entender. Enquanto o inglês ficou no passado, o francês virou realidade.

11º - Nissan Qazana & Citroën C-Cactus

Alguém no departamento de design da Nissan deve ser fã da Citroën. Só isso para explicar a semelhança entre os conceitos Qazana e C-Cactus. A marca francesa lançou o Cactus em 2007 com a ideia de criar um carro que consumisse pouco combustível. Já a Nissan mostrou o Qazana este ano em Genebra, mas não explicou suas intenções. De comum, os dois dividem o fato de não terem passado de protótipos.

12º - Fiat Siena & Alfa Romeo 156

Se há uma coisa que evoluiu no Siena desde seu lançamento é a traseira. De sem graça, a parte posterior do carro da Fiat foi ganhando personalidade e agora está com ar mais sofisticado. Também olha aí do lado de onde veio a inspiração: o Alfa Romeo 156, belo projeto do designer Walter da Silva, hoje na Volkswagen.

Amanhã, tudo sobre o Chevrolet Aveo RS !

Nenhum comentário: