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domingo, 17 de janeiro de 2010
Especial: Audi S3 !!
Nos tempos em que dominou a cena entre as marcas premium no Brasil, a Audi tinha um trunfo inigualável, o A3 nacional. Mais avançado automóvel fabricado no país, o hatch médio virou referência em esportividade, mas era uma versão importada que dava as cartas em termos de desempenho, o S3.
Tração integral Quattro, câmbio de seis marchas e motor turbo de 210 cv contra 180 cv da versão normal. A sensação de dirigi-lo era inesquecível para quem ainda estava acostumado com os raquíticos modelos do final da década de 1990. Mas a chegada da 2ª geração do A3 trouxe o fim da produção no Brasil e o adeus ao esportivo.
Muito tempo depois, anos após a venda do novo A3 aqui, eis que a Audi traz de volta o S3 e muito, muito melhorado em relação à primeira geração. Nesse meio tempo, a marca alemã desenvolveu dois ícones tecnológicos que viraram quase que um padrão em seus carros, o motor TFSI e o câmbio de dupla embreagem. O primeiro une o turbo a um motor com injeção direta de combustível e o segundo consegue efetuar trocas de maneira mais veloz que os melhores manuais.
Não que eles sejam novidade – o A3 Sportback já oferece ambos -, mas no S3 a Audi foi além. A transmissão, batizada de S tronic pela marca, teve suas marchas reescalonadas, e o motor 2.0, que rende 200 cv nornalmente, saltou para 256 cv de potência e o torque é de 33,7 kgfm a apenas 2 500 rpm.
Na casa dos seis segundos
Com todo esse arsenal, o S3 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de seis segundos, marca normalmente obtida por carros maiores e mais potentes. Como pesa 1 515 kg – embora seja menor até que um Focus -, o S3 ainda assim exibe uma relação peso/potência respeitável: 5,9 kg/cv, melhor que a do TT Coupé (6,30 kg/cv) que anda menos que ele.
A velocidade máxima obedece ao limitador eletrônico e para nos 250 km/h, mas, segundo a Audi, poderia chegar facilmente aos 290 km/h.
Além da performance privilegiada, o S3 traz consigo outros motivos para agradar seus donos, seja pelos faróis bi-xenônio ou pelo conforto a bordo – apesar da suspensão mais firme, o carro encara numa boa as ruas onduladas brasileiras.
O interior é todo em couro preto com costura branca, mas quase não se percebe a diferença entre ele e o A3 normal exceto pela logomarca na base do volante e pelas pedaleiras, além de detalhes em alumínio fosco. Um recurso que o velho S3 não tinha encaixou com perfeição no novo: o teto solar panorâmico.
Se por dentro o carro é discreto, por fora não dá para confundi-lo com o A3. As enormes rodas de aro 18 com pneus de baixo perfil 225/40 chamam para si a atenção, mas o para-choque redesenhado e os detalhes cromados como o retrovisor externo e o spoiler traseiro também não passam em branco.
Fonte: Fast Driver
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