EXATAMENTE TUDO SOBRE CARROS... ISSO VOCÊ SÓ ENCONTRA AQUI!

█ NOTÍCIAS █ VÍDEOS █ FOTOS █ FATOS HISTÓRICOS █ CURIOSIDADES █ OFF ROAD █

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Palio Weekend Elétrica


Para ligar, basta fazer o contato da chave. Não é preciso girar. O ruído do motor é praticamente inaudível e lembra algum dispositivo funcionando bem distante. Para um motorista comum, a impressão é que o carro ainda está desligado, mas o mostrador no painel indica carga total da bateria e dá informações complementares de tensão, temperatura e corrente. A Palio Weekend elétrica, versão alternativa da perua da Fiat, está pronta para partir.


A alavanca de câmbio foi substituída por outra do tipo "joystick", com manopla comum mas atuando como a de um carro automático, com três modos: para frente, neutro e para trás. O motor elétrico dispensa o uso da caixa de câmbio tradicional e a transmissão do carro tem apenas um redutor de engrenagens e o diferencial, que leva a força para as rodas dianteiras. A suspensão e o conjunto de freios foram recalibrados e a parte elétrica compatibilizada com o novo conjunto de alimentação.


A Palio Weekend elétrica não voa, mas roda bem. O motor, importado da Suíça, gera potência máxima imediata de 20 cavalos (são 15 Kw) e torque máximo de 5,1 kgfm já a partir dos primeiros instantes. No papel, parece pouco. Mas na prática, demonstrou ser suficiente para dar arrancadas junto -- ou até na frente -- dos veículos movidos a combustíveis líquidos ou gasosos. Em acelerações mais empolgadas, chegou até a cantar pneu.


As 21 unidades já produzidas estão sendo utilizadas por empresas ligadas à área de produção de energia e parceiras do projeto, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Foz do Iguaçu, visando a troca de informações e aprimoramento do projeto.


"Além de não poluir, vale lembrar que um carro como esse apresenta muito menor custo por quilômetro rodado. Comparado a veículos movidos a motores alimentados por combustíveis convencionais, é como se o elétrico fizesse 60 km por litro de gasolina", ressalta Leonardo Cavaliere, supervisor de inovações da montadora.

Fonte: Uol Carros

Nenhum comentário: