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quarta-feira, 8 de julho de 2009
Brasil deve começar a reciclar veículos
Você já deve ter se perguntado para onde vão os carros que saem de circulação. No Brasil, 98,5% da frota nacional termina em desmanches e depósitos, segundo estimativa do Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa (Sindinesfa).
Isso porque no país não há uma legislação que torne obrigatório e regulamente o reaproveitamento de peças de automóveis, ao contrário dos Estados Unidos, Japão e Europa, onde há leis de reciclagem. No caso dos países europeus, as próprias montadoras são responsáveis por reutilizar os componentes dos veículos.
Além de benefícios para o meio ambiente, que sofre com o acúmulo de lixo poluente, a peça reciclada custa em média 30% a menos do que o componente comercializado na concessionária. O preço competitivo somado à atividade legalizada inibem também a ação dos desmanches ilegais, que são os principais destinos dos veículos roubados no Brasil.
Processo de reciclagem
Ao chegar para reciclagem, o veículo passa primeiro por um processo de descontaminação, quando são retirados todos os fluídos, gases e elementos com potencial de contaminação. Depois, é feita uma avaliação geral para identificar as peças que poderão ser aproveitadas.
Em seguida, os componentes selecionados passam por processo de retífica, em que também podem ser reutilizadas as matérias primas para a fabricação de outras peças. Por último, as peças são identificadas, embaladas e estocadas.
Acessórios de segurança como cintos, rodas, suspensão, airbags, sistema de direção e de segurança (ABS/ESP) não são reutilizados pelos centros.
Fonte: G1 Carros
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