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sábado, 25 de julho de 2009

BMW 335i, pronto para o ataque


A identificação 335i na traseira já era um sinal. Nos carros da marca, ela denuncia que lá na frente, do outro lado do carro, há um motor de seis cilindros gerando força para as rodas de trás. Mas a sigla numérica não entrega o jogo. Não há na lataria nenhuma alusão de que o sedã aí da foto tem turbo. Turbo, não. Turbos. É aí que a gente começa a entender por que o 335i tem suspensão rebaixada e pneus de perfil tão baixo: sob o longo capô, há um motor de seis cilindros em linha capaz de gerar 306 cavalos de potência e torque de 40,8 kgfm a partir de 1.300 rpm. Sabe o que significa isso? Quando você rela o pé no acelerador o suficiente para tirar o motor da marcha lenta, já está na faixa de torque máximo.

No BMW 335i, todas as reações são rápidas. Acelerador, freios e direção respondem instantaneamente às ações do motorista. Quer fazer uma ultrapassagem? Basta um leve movimento no volante, um toque no acelerador e já pode voltar para a faixa da direita. Antes que você consiga falar “BMW” o outro carro já está ficando para trás. Agradeça às duas turbinas. E também ao “M” no volante e na soleira das portas. A divisão Motorsport entrou apenas com a aparência: o carro vem com um kit esportivo que inclui (além do volante e da identificação nas soleiras) rodas, bancos e detalhes no painel. Mesmo sem mexer na mecânica, o 335i deu show na pista: fez 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e retomou de 40 a 80 km/h em 2,8 segundos. O 335 não faz feio nem perto de M3!


Não é só desempenho. Assim que se aperta o botão de ignição (não é preciso usar a chave), um ronco forte deixa evidente que o sedã não está lá para brincadeira. As duas grandes saídas de escape confirmam as más intenções do modelo alemão.

Se a reação rápida do acelerador pode ser creditada aos 306 cv do motor e aos 40,8 kgfm de torque a baixíssima rotação, as respostas diretas do volante são devidas ao sistema de direção ativa, o Active Steering. Em baixas velocidades, ela é muito direta: basta um leve movimento para um grande esterçamento de rodas. Com o aumento de velocidade, ela vai se tornando mais indireta, para evitar reações muito bruscas. Faróis de xenônio acompanham as curvas.


Antes de falar do comportamento da suspensão (para variar, mais um ponto positivo do carro), preciso criticar as alavancas de marcha no volante. Enfim, um defeito! O 335 tem duas alavancas para trocas manuais. Até aí, tudo normal. A questão é que o acionamento não é natural. Geralmente, a direita serve para aumentar marchas, enquanto a esquerda reduz. No BM, pode-se aumentar e reduzir em ambas: puxando-se as alavancas, as marchas são crescentes. Empurrando-se com os polegares, elas reduzem. É estranho. Antes de voltar aos elogios, vamos ao preço: a BMW pede R$ 271 mil pelo 335i...

Fonte: Auto Esporte

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