█ NOTÍCIAS █ VÍDEOS █ FOTOS █ FATOS HISTÓRICOS █ CURIOSIDADES █ OFF ROAD █
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Ford Fiesta 2011, que virá ao Brasil !
A Ford tinha um problema para o vender o novo Fiesta europeu no continente americano: do jeito que é na Europa, o modelo atuaria numa faixa de US$ 20 mil a U$ 30 mil nos Estados Unidos, ou seja, na seara do Fusion 2.5. A marca do oval azul então não teve dúvidas: simplificou o carro. É essa mesma versão norte-americana que será vendida no Brasil, em 2011. Primeiro virá o sedã, importado do México. Depois, o hatch será fabricado em Camaçari (BA) ao lado do modelo atual, que ganhará o mesmo visual do Figo indiano em 2010.
A versão básica virá com câmbio manual, mas grande parte das vendas nos EUA será do modelo automático, com a nova transmissão Powershift de dupla embreagem e 6 marchas (mas sem opção de trocas manuais, por questão de custos). Quem sabe a versão mais cara do Fiesta Sedan não venha para o Brasil com esse câmbio? O motor será o 1.6 16V Sigma. Para cá, virá em versão flex.
As mudanças visuais se concentram na dianteira. O sedã ganhou grade cromada, no estilo Fusion/Edge, com para-choque 6 cm mais avançado. No hatch, a grade ficou mais fina, e a tomada de ar no para-choque está menor. As rodas são aro 16” e a direção elétrica foi reprogramada para deixar o volante mais leve. O Fiesta também ganhou reforços na estrutura, para atender às leis norte-americanas de proteção em impactos. Todos os modelos vêm com sete airbags, sendo um para os joelhos do motorista.
A longa lista de equipamentos inclui repetidores de seta nos retrovisores, botão de partida, teto-solar, volante multifunção e sistema de som com entrada USB e conexão para celular. Os porta-copos também podem ser iluminados por leds, como opcional. Resta saber o que virá para a versão brasileira.
Fonte: Auto Esporte
Troller enfrenta enchente e vira anúncio
A transmissão ao vivo de uma rede de TV mostrava as ruas da região do Ceagesp, na zona oeste de São Paulo, alagadas a ponto de carros boiarem. O helicóptero mostrava o desespero das pessoas ilhadas quando o repórter repara num veículo tentando atravesar o alagamento, com mais de um metro e meio de altura. No começo, o jornalista mostra-se pessimista, prevendo outro carro deixando de funcionar, mas aos poucos o tal veículo avança, avança, para espanto do próprio repórter que no fim ainda chama o modelo de “valente”.
A cena acabou parando no You Tube e o carro, identificado. Era um Troller T4, o jipe 4x4 cearense, hoje de propriedade da Ford. Mas o que ninguém imaginava é que a montadora usaria a tal cena num comercial (veja abaixo).
“O carro a gente já sabe: é um Troller”, diz o anúncio. “Agora queremos saber quem é o motorista”, completa. Até onde se sabe, ele ainda não se pronunciou. A Troller deixou até uma página no seu site para que o suposto dono se identifique.
Apesar da destreza do veículo e do próprio motorista, a própria marca desencoraja que outros proprietários repitam a manobra, sabendo do risco que ela representa. Mas que a tragédia alheia serviu como ótima divulgação isso não há dúvida.
Nova geração da Meriva chega à Europa em Abril
A Opel, braço europeu da General Motors, começa a produzir no início de 2010 a nova geração da minivan Meriva. Até agora o modelo vinha sendo apresentado apenas como carro-conceito em vários salões mundo afora. O veículo será feito na fábrica de Figueruelas, na Espanha. Sua versão definitiva deve aparecer em março, no Salão de Genebra (Suíça).
Em um primeiro momento, a ideia é produzir apenas 710 unidades, que serão utilizadas como veículos de demonstração para concessionários e imprensa, por exemplo. A comercialização para o público deve começar apenas em abril. Entre as novidades, está o conceito FlexDoors, portas traseiras que abrem ao contrário (também conhecidas como "suicidas").
Fonte: Interpress Motor
VW Up! Lite – Um híbrido recordista
Quem pensa no futuro, pensa em carros híbridos. Mas este não é apenas mais um híbrido. Ele se chama Up! Lite e é o carro de quatro lugares mais econômico do mundo.
O Up! Lite foi criado pela Volkswagen e pode rodar até 41 quilômetros com apenas um litro de óleo diesel.
Ele tem um motor elétrico, combinado com um motor diesel turbo e uma transmissão com sete marchas.
Para ser econômico assim, ele é bem leve, todo feito de alumínio e fibra de carbono. E tem um desenho bem aerodinâmico, que atravessa o ar com facilidade. Ele foi pensado para ser usado principalmente nas cidades, mas também anda bem nas estradas, a até 160 km/h.
O Up! Lite pode andar só com o motor diesel mas, quando arranca, usa também o elétrico. O motor elétrico também ajuda quando ele precisa de uma força extra, numa subida ou na hora de ultrapassar outro carro na estrada.
Nas descidas e quando o motorista tira o pé do acelerador, o motor diesel desliga e o elétrico passa a funcionar como gerador de eletricidade, aproveitando o “embalo” do carro para carregar as baterias.
O carro também pode andar só com o motor elétrico por distâncias curtas.
Uma curiosidade do Up! Lite é que ele fecha a grade da frente quando está andando só com o motor elétrico. Como nesse caso não precisa de refrigeração, fica ainda mais aerodinâmico e econômico.
Fonte: Autoboy
Chery Cielo é o nome do novo modelo chinês no Brasil
A marca "Cielo" nunca foi tão famoso quanto agora no Brasil. Surgido com o nadador César Cielo, recordista e medalhista olímpico, o sobrenome agora virou denominação de carro ao batizar o modelo A3, da Chery.
O nome foi escolhido entre nove mil participantes de um concurso lançado em setembro. Como a designação "A3" não poderia ser usada por razões óbvias, a Chery optou por dar aos internautas a possibilidade de sugerir nomes. Edmilson Salvador, morador da mesma cidade natal de Cielo, Santa Bárbara do Oeste fez uma homenagem ao conterrâneo, assim como Melina Machado, de São Paulo.
O Chery Cielo será lançado no início de 2010 e é o quarto modelo da marca no país. Não se sabe ainda se a marca "Cielo" poderá ser usada já que é usada também pela VisaNet em seu novo produto de compras on-line.
Fonte: Fast Driver
domingo, 27 de dezembro de 2009
Salão do Automóvel 2010 !
O Salão do Automóvel 2010 abrirá suas portas entre 28 de outubro de 7 de novembro do próximo ano. O evento que acontece a cada dois anos é o maior e mais importante evento automotivo do Brasil. Ele irá receber mais de 600.000 pessoas, e quase 200 empresas terão seus produtos expostos.
O Salão do Automóvel 2010 é ainda mais importante, pois celebra 50 anos da existência do mesmo. De acordo com a organização do evento, várias ações serão feitas junto ao público potencial, na cidade de São Paulo, para divulgar fortemente o Salão do Automóvel.
Em 2010, nós do Auto Best Cars estaremos lá e faremos uma cobertura completa, inclusive com material exclusivo do evento. Esperamos que estejam conosco!
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Logan recebe leves mudanças
Criado como alternativa barata para o consumidor do Leste Europeu, recém saído do período socialista, o Logan foi o substituto ideal para o famoso Trabant, o minúsculo sedã dos tempos da cortina de ferro.
Por isso sua missão era ser um compacto “grande”, capaz de levar as numerosas e pobres famílias desses países. Logo a Renault percebeu que o modelo poderia se dar bem em outros mercados.
Mas até mesmo esses consumidores buscam algo melhor, sobretudo na aparência e o pouco inspirado desenho do Logan já deu o que tinha de dar. Enquanto uma nova geração não chega, a Renault e sua filial romena Dacia vão retocando o sedã.
Primeiro houve uma leve mudança em faróis e retrovisores, agora a versão russa ganhou novo para-choque e aprimoramentos em detalhes do exterior e do interior.
A versão brasileira é uma das próximas a mudar já em 2010. A ideia é tornar o modelo um pouco mais atraente, mas nada radical como no seu irmão hatch Sandero. Mas é um bom não esperarmos nada revolucionário: o Logan não nasceu para causar emoção, com certeza.
Fonte: Fast Driver
Por isso sua missão era ser um compacto “grande”, capaz de levar as numerosas e pobres famílias desses países. Logo a Renault percebeu que o modelo poderia se dar bem em outros mercados.
Mas até mesmo esses consumidores buscam algo melhor, sobretudo na aparência e o pouco inspirado desenho do Logan já deu o que tinha de dar. Enquanto uma nova geração não chega, a Renault e sua filial romena Dacia vão retocando o sedã.
Primeiro houve uma leve mudança em faróis e retrovisores, agora a versão russa ganhou novo para-choque e aprimoramentos em detalhes do exterior e do interior.
A versão brasileira é uma das próximas a mudar já em 2010. A ideia é tornar o modelo um pouco mais atraente, mas nada radical como no seu irmão hatch Sandero. Mas é um bom não esperarmos nada revolucionário: o Logan não nasceu para causar emoção, com certeza.
Fonte: Fast Driver
Hyundai i30 supera Astra em vendas
Que o segmento de hatches médios andava carente de novidades, isso ninguém duvidava. Mas talvez nem mesmo a Hyundai esperasse uma aceitação tão grande do i30 junto ao público. Em novembro, pela primeira vez, ele foi o modelo mais vendido da categoria, superando uma velha hegemonia do velho Astra. Foram 2.515 unidades do coreano ante 2.450 do Chevrolet. Pois em dezembro ele tem tudo para se isolar na liderança. Até a primeira quinzena, vendeu 1.588, ante 1.120 do Astra. É mais que o dobro de Golf, Focus, C4, 307 e outros competidores. Mais que o triplo de Vectra GT e Stilo... Isso levando em conta que ele é o único desta lista que recolhe 35% de Imposto de Importação.
O sucesso do i30 já acendeu o sinal de alerta das outras marcas: o brasileiro gosta (e muito) de hatches médios. A Ford percebeu e acaba de lançar o novo Focus com motor 1.6 Flex. A VW também, mas só vai conseguir lançar o Golf VI em 2012, com sorte no fim de 2011. A Fiat prepara o Bravo para o próximo Salão do Automóvel. E a Peugeot terá o 308 em 2011. E a GM? Esta tem uma situação delicada pela frente. O velho Astra perdeu o apelo, e o novo Astra (Vectra GT) foi superestimado em preço, não pegou por aqui. O ideal seria produzir o novíssimo (e belo) Astra europeu, mas a novela “Opel” ainda não foi resolvida. Enquanto isso, a marca coreana faz a festa.
Fonte: Auto Esporte
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Michael Schumacher volta à F1 pela Mercedes
Schumacher está de volta. Após meses de especulações, a Mercedes confirmou o retorno do heptacampeão à Formula 1 na temporada 2010. O piloto alemão, de 41 anos, retoma o comando de um monoposto da principal categoria do automobilismo após uma aposentadoria que durou apenas três anos.
A equipe alemã conseguiu firmar contrato com Sua última prova foi disputada em 22 de outubro de 2006, no Brasil. por três temporadas, com um salário de 7 milhões de euros (cerca de R$ 17,8 milões). Ele correrá ao lado do também alemão Nico Rosberg, ex-Williams. A Mercedes, que trabalhava em parceria com a McLaren até o ano passado, comprou a Brawn GP – vencedora do último campeonato – assumindo seu lugar no grid.
“Após três anos, tenho energia e estou pronto para fazer algo sério. Meu pescoço estava dolorido no verão, mas pude recuperá-lo. O pescoço não é mais um problema. Estou 100%”, declarou Schumacher, referindo-se aos treinos que fez para substituir Felipe Massa pela Ferrari no meio deste ano.
O alemão, aliás, cogitou correr pela scuderia que o tornou famoso, mas a contratação do espanhol Fernando Alonso eliminou as possibilidades. Schumacher segue para a Mercedes, com a benção do presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo. O alemão voltará a trabalhar com Ross Brawn, que foi seu chefe de equipe na Benetton, entre 1992 e 1995.
Michael Schumacher é dententor de sete títulos e 91 vitórias na Fórmula 1, com uma marca de 68 poles, conseguidas em 250 GPs ao longo de 16 temporadas. Sua última prova foi disputada em 22 de outubro de 2006, no Brasil.
E a partir de 2010 confira aqui a nova Coluna F1 2010 - Auto Best cars !
Toyota venderá Prius no Brasil
Entre o final de 2010 e início de 2011 a Toyota começa a vender o Prius no Brasil.“O carro será vendido por menos de R$ 100 mil”, garante uma fonte ligada à Toyota. Fabricado nos EUA, o modelo é o símbolo de carro ecologicamente correto por lá. O Prius usa tecnologia híbrida, que combina um motor 1.8 VVT-i de 98 cv e um propulsor elétrico de 80 cv. Pode rodar com eletricidade, gasolina ou a combinação dos dois.
Na terceira geração (o modelo existe desde 1997), o Prius recebeu mudanças visuais, além de estar mais espaçoso, equipado e econômico. A Toyota diz que o modelo faz a média de 21 km/l no uso combinado entre eletricidade e gasolina. Falando em gasolina, o combustível brasileiro, que leva 25% de álcool, é o responsável pelo atraso do desembarque do Prius no país, segundo uma fonte.
“No laboratório da Toyota japonesa, os engenheiros do Brasil têm poucas horas de trabalho disponíveis. Entre desenvolver o novo compacto (que será produzido em Sorocaba-SP), o novo motor 2.0 Flex do Corolla e o motor do Prius que aceita a nossa gasolina, esse último nunca é prioridade.”
Fonte: Auto Esporte
Mercedes confirma SLS em janeiro !
A Mercedes-Benz do Brasil confirma a chegada do supesportivo SLS AMG ao mercado brasileiro em janeiro, mês em que o carro será mostrado pela primeira vez no país na tradicional festa Top Night. Mas as primeiras unidades encomendadas começarão a ser entregues em maio, ainda conforme a fabricante. No comunicado à imprensa, a marca alemã também diz que bateu recorde de vendas no mercado nacional, com 5 mil unidades vendidas em 2009, quase o dobro do volume negociado em 2007 (2.649).
Novidade também é que a marca Smart vai ganhar mais pontos de vendas em 2010, chegando a cinco no total. Duas novas lojas serão abertas entre abril e dezembro do ano que vem. E o presidente da marca, Dimitris Psillakis, já adianta que terá 10 lançamentos no primeiro semestre de 2010.
Fonte: Auto Esporte
GM oferece Agile a partir de R$ 33.871
A GM resolve oferecer uma versão básica do Agile menos equipada e com preço sugerido que parte de R$ 33.871. Por esse valor, o carro conta com direção hidráulica, controlador de velocidade de cruzeiro ("piloto automático"), computador de bordo, faróis com acendimento automático, entre outros itens. Mas perdeu ar-condicionado, além de vidros e travas com acionamento elétrico.
Com essa nova estratégia, o Agile agora tem novos pacotes de equipamentos. Um deles inclui vidros, travas elétricas e alarme e faz o preço inicial subir para R$ 35.228. Incluindo ar-condicionado, o carro passa a custar R$ 38.107 e, com duplo air bag, R$ 39.342. No caso da versão topo de linha LTZ, os preços continuam os mesmos. Começam em R$ 40.020 e chegam a R$ 43.158 com todos os itens disponíveis, o que inclui freios ABS.
Fonte: Auto Esporte
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Cygnet, o baby Aston Martin !
Tem hora que a tradição é simplesmente esquecida em algumas marcas. A Porsche ousou lançar um utilitário esportivo mesmo sendo famosa pelos pequenos e dinâmicos esportivos, a Mercedes quis atrair uma nova clientela com o monovolume Classe A e a Toyota acaba de lançar um superesportivo para brigar com Ferrari.
Algumas dessas iniciativas deram certo, outras fracassaram e existem as que ainda não resolveram o mistério, caso da Toyota. E agora a Aston Martin junta-se ao time com o Cygnet. A marca do DB9, Vanquish e cia. resolveu investir num micro carro. Isso mesmo, não estamos falando de um compacto ou de um off-road.
Os ingleses querem oferecer no mercado um minúsculo carro urbano com a cara da Aston Martin. Claro que para ganhar tempo, a Aston optou por caracterizara o iQ, da Toyota, com seu visual.
A identidade visual da marca inglesa está lá: o logo alado, a saída de ar cortada por um friso cromado e a enorme “boca” dianteira com seu formato característico. O interior também está sofisticado e original – traz até suporte para iPhone.
Mas a pergunta que não quer calar é “quem pode estar interessado por um micro carro japonês com cara de Aston Martin?”. Para os britânicos a resposta parece positiva já que a chance desse projeto entrar em produção é grande.
Fonte: Fast Driver
207 Pickup sem disfarces
Fotos camufladas, desenhos de catálogo... Há meses a versão picape do Peugeot 207 vem aparecendo na mídia, mas coube ao leitor da Auto Esporte Diogo Dias a primazia de fotografar o modelo limpinho, em todos os ângulos. A foto da versão Escapade mostra que a Peugeot não economizou em adereços off-road para agradar a garotada.
Houve até quem achasse um exagero o tamanho das molduras pretas das rodas traseiras, o aerofólio ou os arcos que envolvem o teto e o vidro traseiro. Realmente, vista de lateral, a 207 Pickup Escapade está um tanto carnavalesca, e a porta (do 207 quatro portas) parece muito pequena frente ao conjunto do carro. A visão melhora bastante quando a picape é vista de frente ou de traseira, por mais que as lanternas sejam um pouco, digamos, avantajadas. Os faróis (longos e puxados) e as tomadas de ar no capô dão um toque jovial à picapinha.
Fonte: Auto Esporte
Para a Ford, 2010 será o ano do Focus...
Cansada de ouvir que o Focus é seu veículo mais injustiçado – sempre elogiado pela imprensa, mas nunca divulgado como deveria -, a Ford reagiu e prometeu que “2010 será o ano do Focus no Brasil”.
O otimismo responde pela nova versão 1.6 flex que ganhou o moderno motor Sigma, com bloco e outras partes em alumínio. De construção avançada, o propulsor, no entanto, ganhou uma primeira versão modesta, apesar do duplo comando e das 16 válvulas. Seu rendimento é pouco superior ao do Rocam que o antecedeu e a bordo do Focus o consumo aumentou em parte pelo maior peso da nova geração.
Segundo a Ford, no entanto, o Sigma tem imenso potencial de ser explorado, além de se enquadrar nas exigências das normas de emissão de poluentes. Por isso, a montadora optou por desenvolver uma versão de funcionamento suave, homogêneo e de baixa vibração e ruído. A esperança é de que o Sigma seja um motor de alta resistência capaz de durar até 240 mil km.
Liderança
Embora não tenha revelado quanto espera vender do modelo hatch, a Ford espera assumir a liderança do segmento – sem incluir o Astra, considerado um modelo de uma faixa inferior. Isso significa dizer que o Focus passará o Golf e o i30, o coreano que tem surpreendido o mercado.
Fazem parte desse plano o Focus 1.6 Flex que chega em janeiro nas versões GL e GLX e também o 2.0 com motor Duratec bicombustível a ser lançado entre o final do mês que vem e fevereiro de 2010.
Mas a tarefa não será fácil porque a montadora optou por abandonar momentaneamente uma faixa do mercado entre R$ 42 mil e R$ 48 mil, justamente onde Astra e o Stilo Attractive atuam. O Focus mais em conta custa R$ 49 900. É o GL que, por incrível que pareça, não responderá pelo maior volume de vendas, segundo a Ford. Para ela o Focus é o GLX com freios ABS que custa R$ 52 400, mil reais a mais que o GLX padrão.
A versão GL acabou sendo incrementada e agora traz ar condicionado, trio elétrico (apenas vidros dianteiros), direção hidráulica (e não eletroidráulica como o Focus 2.0), rádio de série com MP3 e entrada para iPod, seis alto-falantes, rodas de liga leve de 16 polegadas, airbags duplos, computador de bordo e até volante revestido em couro.
Ao GLX restaram poucos itens: nele há os vidros elétricos traseiros, sistema de fechamento automático dos vidros, descansa-braço central e detalhes pintados na cor do carro como aerofólio, retrovisores e a régua do porta-malas. O ABS com EBD incorpora freios a disco sólido na traseira no lugar dos tambores.
Fonte: Fast Driver
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Futuro sedã da VW descoberto!
Nas últimas semanas a internet foi bombardeada com fotos ”espia” do que poderá ser o novo sedã médio da Volkswagen, que deve vir para brigar com Honda Civic e Toyota Corolla em 2011. Até aí tudo bem. Está certo. Mas se você for às bancas este mês, não se assuste ao ver as revistas por lá. Algumas vão tentar falar para você que o substituto do Polo Sedan.
Nossos concorrentes compraram as fotos. Todos fizeram as projeções. Você vai ver um pouco de tudo por aí. E isso é normal. Não dá para acertar no design de um carro assim de primeira. Ainda mais quando se está tão no escuro, com o modelo tão protegido, como só a VW sabe fazer. Em virtude disso, nas edições impressas vai ter até um carro com frente de Fox e traseira de Bora se passando por “novo médio da VW”. Seria o novo “Fora”? Ou o novo “Box”? Ou até o “Borax”?. Tem também um Polo “notchback”, quase sem traseira, entre outras formas “disformes”. Acontece…
Isso sem falar das milhares de projeções que pipocarão em sites e comunidades web afora. O melhor a fazer é guardar bem as fotos acima na sua memória (do cérebro e do computador). Com a ajuda de nossos contatos na Alemanha, conseguimos chegar bem próximos do que será esse modelo, que deve chegar ao Brasil em 2011 mesmo. E pode, sim, ser produzido no Brasil, em vez de vir importado do México, país que também deve comercializar o carro.
Fonte: Blog da Carro
Chevrolet Spark na Argentina
O novo Chevrolet Spark, que foi apresentado no Salão de Genebra (Suíça) em março, já está na Argentina. Mas não vamos dar ilusões: o único exemplar que chegou faz parte da equipe de filmagem de um comercial para a televisão europeia. O novo Spark, que por enquanto só é fabricado na Coreia do Sul com o nome de Daewoo Matiz, se caracteriza pelo seu desenho ultramoderno, baseado no protótipo Chevrolet Beat. Com apenas 3,6 metros de comprimento, o compacto tem motor 1.0 a gasolina de 70 cavalos.
No ano que vem, o Spark começa a ser vendido na Europa e aí está o motivo das filmagens do comercial na Argentina. O país vizinho é um dos locais favoritos pelas agências de publicidade para filmagens pelo alto nível técnico e pelos custos baixos. Uma adaptação local do Spark será produzida na fábrica de Gravataí (RS) a partir de 2012. O lançamento faz parte do “Projeto Ônix”, que consumirá um bilhão de dólares de investimento da GM do Brasil.
Fonte: Auto Esporte
Conheça a marca chinesa premium JAC !
Conhecido por saber de cor as vendas de quase todos os modelos de carros do país, o executivo Sérgio Habib apresentou hoje os planos para a introdução de mais uma marca chinesa no Brasil, a JAC, sigla de Jianghuai Automobile Co., uma das quatro montadoras cujo capital é 100% local.
Ex-presidente da Citroën no Brasil e atualmente o maior revendedor da marca francesa e da Ford em nosso mercado, Habib explicou porque optou pela JAC: “a Geely tem carros ruins, a BYD faz uma cópia do Corolla antigo e a Chery já tem representante no Brasil. A JAC é a marca em que vimos maior preocupação com qualidade e a mais avançada em modelos com projeto próprio”, disse.
Para tentar convencer os jornalistas de que não se trata de mais uma montadora de produtos pobres e inseguros, a JAC insistiu em mostrar certificados e atestados da qualidade de seus veículos, sobretudo os caminhões, segmento onde está mais desenvolvida.
Mas a linha de veículos também mereceu destaque por parte deles: “temos um centro de design na Itália que conta com consultoria da Pininfarina (estúdio famoso por ter criado vários modelos famosos como algumas Ferraris) e outro no Japão que desenvolve o interior de nossos carros”, contou David Zhang, vice-presidente da JAC.
Fonte: Fast Driver
Assinar:
Postagens (Atom)