Apenas 58, dos 563 carros oferecidos no mercado brasileiro, venderam mais do que 10 mil unidades no ano passado: sete venderam mais de 100 mil unidades, oito mais de 50 mil e outros 43 acima de dez mil. Todos os outros – 505 modelos, de 37 marcas oficiais, algumas sem expressão e tantas outras de fundo de quintal – atuaram apenas em nichos de mercado, com vendas de, no máximo, 800 unidades/mês. Algumas muito menos do que isso.
Num ano em que o mercado brasileiro entrou na lista dos cinco mais importantes do mundo (atrás de China, EUA, Japão e Alemanha), houve oportunidade para se vender de tudo, desde o mais popular deles, o velho líder Gol, até carros como o milionário Spiker, os desconhecidos Caravelle e perua Baleno, os inventados TrailBrazer e Urracop e carros que não são vendidos no Brasil oficialmente, trazidos por importadores independentes, como o Alfa 158 e o Mercury Cougar.
O volume de vendas é que diferencia um dos outros. O Gol, que encabeça o ranking pela 23ª vez consecutiva, foi o único que vendeu mais de 300 mil unidades em 2009: foram exatamente 303.051 carros, enquanto foi licenciada apenas uma unidade de cada um dos modelos citados. A lista dos que venderam apenas uma unidade é extensa, nada menos que 139 carros. Grande parte deles é de carros transformados, que são registrados no Renavam com um nome diferente, e também modelos antigos, comprados por colecionadores e que nunca tinham sido registrados, já que não rodavam. Provavelmente são os casos do Tipo e da perua Royale, que fazem parte da lista dos 2.670. 991 carros e comerciais leves licenciados no Brasil em 2009.
Há também carros trazidos por montadoras para testes de homologação e desenvolvimento, estudos de mercado para futuros lançamentos. Caso do Toyota Yaris e do Fiat Panda, que tiveram apenas um carro licenciado no ano passado. Ambos deverão ser fabricados no Brasil (o Panda com o nome de Bravo).
Na segunda posição no ranking, o Palio, da Fiat, foi o único que – além do Gol – superou a barreira das 200 mil unidades: fechou o ano com 203.733 carros vendidos.
Uno (167.851), Celta (139.420), Fox (129.199) Siena (116.060) e Corsa Classic (108.433) completam a lista dos sete que superaram as 100 mil unidades no ano.
A picape Strada, da Fiat, é o único comercial leve que está na lista dos dez modelos mais vendidos no País. Ela teve 89.979 unidades comercializadas e ficou na sétima posição. O Voyage, com 85.681 unidades, e o Ka, com 83.959, completam a lista dos “dez mais”.
Observe que, apesar do crescimento de participação das novas montadoras (22,7% do mercado), apenas as quatro grandes têm carros na lista dos dez primeiros colocados. A Fiat tem quatro: Palio, Uno, Siena e Strada; a Volks ficou com três (Gol, Fox e Voyage), a GM com dois (Celta e Corsa Classic) e a Ford apenas com o Ka.
Vale destacar na lista o crescimento do Voyage e do Ka, que em 2008 não estavam na lisa do dez mais. A queda do Civic, que caiu da 8ª para a 13ª posição, o crescimento da perua Palio e da picape S10, que subiram seis posições.
O Tucson, da Hyundai, passou de 19.644 unidades vendidas para 28.873, ficando com a 32ª posição. O i30, também da Hyundai, chegou em agosto de 2009 e já ocupa a 50ª posição com 13.353 unidades.
Se a Honda perdeu com o Civic, ganhou com o City, que está na 46ª posição, vendeu 14.630 unidades. E se a Ford cresceu com o Ka, perdeu com o Ecosport, que chegou a entrar na lista dos dez mais em alguns meses de 2008 e encerrou 2009 na 17ª posição.
Na Fiat, quedas drásticas do Punto (de 18º para 35º colocado) e do Stilo (de 44º para 55º).
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