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domingo, 6 de setembro de 2009

Fluence será o sucessor do Mégane


Os automóveis europeus estão a cada dia que passa mais longe do mercado brasileiro. Se antes a receita do velho continente agradava ao consumidor daqui, agora os dois mercados se descolaram. Não apenas pelo fator estilo – verdadeiro em alguns casos -, mas, sobretudo, por questões de custo. Na Europa, o público exige modelos mais equipados e de tamanho cada vez maior – um ritmo que o brasileiro não acompanha.


É só reparar como alguns carros bem vistos aqui como o Golf e o Astra simplesmente ficaram inviáveis de serem feitos no país – o Astra até veio mas como um “Vectra tupiniquim”, sinal de seu upgrade.

Como não dá para acompanhá-los, a saída é buscar outras fontes mais baratas, a maior delas o mercado sul-coreano. A General Motors foi a primeira a mudar a procedência de seus modelos. Antes baseada na Opel, agora a linha vem da Daewoo coreana. O Captiva é o exemplo mais nítido disso e o sedã Cruze, sucessor do Vectra, é o próximo da lista. Bem construídos, porém, menos equipados, eles mostram mais força na hora de encarar os japoneses e seus conterrâneos da Hyundai e da Kia.


Foi esse caminho que a Renault percorreu. Mesmo sócia da Nissan a montadora francesa preferiu utilizar sua subsidiária Renault-Samsung para criar o Fluence, um sedã médio que usa a base do Mégane III, mas tem conteúdo mais em conta.


As linhas dos dois carros até se confundem, mas o Fluence é menos exótico, outro aspecto que a Renault parece ter percebido – o de que outros mercados nem sempre aceitam as linhas inusitadas de algumas de suas criações. O Mégane II, feito no Brasil, é o exemplo mais claro. Trata-se de um bom carro, mas sem apelo visual para enfrentar Honda e Toyota.

Fonte: Fast Driver

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