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domingo, 21 de fevereiro de 2010

O que muda na F1 em 2010


Os pilotos da Fórmula 1 já estão aquecendo os motores para a temporada 2010 da principal competição do automobilismo mundial. Depois de inúmeras modificações no ano passado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu que a 61º edição da F-1 sofrerá alteração no sistema de pontuação, fim do reabastecimento, punição para equipe que não participar de GP, entre outras novidades.

A proibição do reabastecimento é uma das mais impactantes mudanças, já que o recurso era permitido na categoria desde 1994. Com isso, as escuderias acreditam que o tempo de parada nos boxes para troca de pneus será reduzido para menos de 4 segundos, o que deixará as provas mais emocionantes.

Também foi batido o martelo para o aumento do peso mínimo do carro, que passa de 605 kg para 620 kg, sem gasolina. Já a capacidade do tanque de combustível dobrou de 120 litros para cerca de 235 litros, dependendo do consumo de cada motor. O número de jogos de pneus de pista seca diminuiu de 14 para 11 e os dez melhores pilotos do Q3 (terceira qualificatória) deverão começar a corrida com os mesmos pneus com que fizeram os seus melhores tempos na última sessão de qualificação.


Uma regra que não sofreu alteração foi a do limite de oito motores durante a temporada. Caso determinada escuderia utilize um nono propulsor, o piloto perde dez posições no grid em cada circuito. Já o construtor que não participar de um GP deverá ser punido. “Do ponto de vista esportivo e de regulamento, cada equipe registrada no campeonato é obrigado a participar em todos os eventos da temporada. Qualquer falta, mesmo que em apenas um evento, iria constituir em uma infração ao regulamento da FIA e ao Pacto de Concórdia (acordo que rege a F-1)”, afirmou o francês Jean Todt, novo presidente da FIA, ao site da entidade.

Na pontuação, Bernie Ecclestone (donos dos direitos comerciais da F-1), FOTA (Formula One Teams Association) e FIA decidiram que a partir deste ano o vencedor de um GP ganhará 25 pontos, o segundo (18), o terceiro (15), o quarto (12), o quinto (10), o sexto (8), o sétimo (6), o oitavo (4), o nono (2) e o décimo um ponto.


Difusores da discórdia

Para os carros se adequarem ao fim do reabastecimento foi preciso expandir o tamanho dos tanques de combustível. Com isso, as equipes aumentaram cerca de 15 centímetros na distância entre-eixos dos bólidos. Já para abrigar os reservatórios maiores e minimizar o impacto desse acréscimo foi preciso utilizar caixas de câmbio com tamanho reduzido ou ainda posicionar o cockpit mais para a frente do veículo.

Na visão externa, ficou decidida a exclusão das calotas aerodinâmicas e o estreitamento dos pneus dianteiros. Isto irá corrigir o desequilíbrio da frente e da tração traseira que resultou da reintrodução dos slicks no ano passado. O resultado da mudança alarga o espaço entre o pneu e o chassi, tornando essa área ainda mais importante na aerodinâmica do carro.

Lançado pela Brawn GP na temporada do ano passado, o difusor duplo será extinto da Fórmula 1 em 2011. Com o aval das equipes, a FIA decidiu banir o discutido equipamento que é utilizado para canalizar o fluxo de ar vindo por baixo do monoposto, aumentando assim a sua aderência. A peça ainda poderá ser utilizada neste ano com apenas um elemento permitido e com diminuição da altura máxima de 175mm para 125mm.



Para Castilho de Andrade, especialista em automobilismo e diretor de imprensa do GP Brasil, o público da Fórmula 1 está acostumado com as mudanças freqüentes dos regulamentos técnico e esportivo. “A diferença principal da F-1 com outros esportes como o futebol é que ela está intimamente ligada com o desenvolvimento tecnológico e, por essa razão, as regras precisam ser constantemente modificadas.

Novas equipes e calendário

A temporada 2009 contou com a participação de 10 escuderias. Já a atual F-1, mesmo com a decisão da Toyota em deixar a competição, tem confirmada a participação da McLaren, Mercedes GP, Red Bull, Ferrari, Williams, BMW Sauber, Renault, Force India e Toro Rosso. Além delas, Lotus, Campos, USF1 e Virgin serão as equipes debutantes.

No calendário da 61º edição da Fórmula 1, destaque para a volta do Grande Prêmio de Montreal, no Canadá, que não havia abrigado prova no ano passado. Interlagos continuará sendo o penúltimo circuito do ano, já que o GP de Abu Dhabi novamente encerrará a competição.

Na opinião de Andrade, o fato de o Grande Prêmio de São Paulo não ser mais o último da temporada não será um obstáculo para o prestígio da corrida. “Nos últimos cinco anos, independente de ser a última ou não, a decisão do título ocorreu em Interlagos. Convém lembrar ainda que cada corrida é um evento isolado e, mesmo com o troféu decidido muito antes do fim do campeonato, como aconteceu em 2004 com o Schumacher, o GP Brasil foi disputado com o mesmo brilho”.

Fonte: Auto Esporte

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