█ NOTÍCIAS █ VÍDEOS █ FOTOS █ FATOS HISTÓRICOS █ CURIOSIDADES █ OFF ROAD █
domingo, 4 de outubro de 2009
Como Seria: Volkswagen Santana !!
O Santana completa 25 anos como o primeiro sedã médio-grande da Volkswagen do Brasil. Em 1984 o carro vinha com equipamentos que nunca tinham sido vistos em um modelo da marca no País, com lavadores de faróis e toca-fitas com mostrador digital. No ano seguinte, foi lançada a versão perua, a Quantum, que também inovo no segmento. No auge da sua trajetória no mercado brasileiro, o Santana liderou a seqüência de modelos que receberam sistema ABS. Mas, com o tempo, o sedã foi perdendo seu prestígio, abalado pela chegada de carros mais modernos, até sair de linha em maio de 2006, com mais de 200 mil unidades vendidas e uma legião de fãs.
É principalmente para os que reconhecem o valor do sedã da Volkswagen que o designer Eduardo Oliveira fez as projeções de como seria o Santana hoje em dia. Qualquer semelhança com a nova geração do Golf e Jetta não é mera coincidência, como explica Oliveira: “, usei propositadamente a base do Golf europeu para mostrar que seria possível a produção de um novo Santana com baixo custo. Caso esse carro viesse a ser fabricado aqui, compartilharia, inclusive, as portas traseiras com a Quantum. Mas a principal característica do Santana está na traseira. “As lanternas finas e altas da primeira geração não poderia faltar”, diz o designer. “E por causa do pouco espaço, o logotipo ficou abaixo da placa”, complementa ele.
A perua Quantum teve uma posição um pouco mais confortável que o Santana no mercado nacional pela falta de fortes concorrentes. Havia apenas a Caravan e a Belina, ambas extintas no início dos anos 90, além da Marea Weekend, a partir de 1999. Entre todas elas, a perua da Volkswagen sempre se destacou no ranking de vendas. Assim como o Santana, começou com apenas motor 1.8, mas passou a poder ser equipada com o 2.0 a partir da linha 89. Saiu de linha bem antes do sedã, em dezembro de 2001. Na projeção de Eduardo Oliveira, a perua teve o desenho das lanternas triangulares modernizadas, ficando com aspecto ainda mais elegante que os da Jetta Variant, modelo que serviu de base para o trabalho do designer.
Fonte: Auto Esporte e Blog Irmão do Décio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário