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domingo, 14 de junho de 2009

Especial: VW Tiguan chega recheado de tecnologia !


A Volkswagen não é uma marca premium, mas acredita que pode produzir veículos tão sofisticados quanto os das compatriotas Mercedes-Benz e BMW. É com essa função que chegou ao Brasil há cinco anos o utilitário esportivo grande Touareg, e agora desembarca o Tiguan. Fabricado na Alemanha, na planta de Wolfsburg, o crossover médio vem recheado de eletrônica e engenharia de ponta. O motor 2.0 TSI a gasolina, por exemplo, possui o moderno sistema de injeção direta de combustível associado a um turbocompressor.


Mas toda essa tecnologia não impediu o Tiguan de chegar meio atrasado ao Brasil, na sombra de vários concorrentes já consagrados no país, como Hyundai Tucson, Chevrolet Captiva e Honda CR-V. Para dificultar ainda mais, chega com preço elevado diante dos rivais. Custa a partir de R$ 124.190 e atinge caros R$ 155 mil quando completo. Por esse valor, já esbarra até com modelos maiores, como Jeep Cherokee Sport, Kia Sorento e Hyundai Santa Fé.


Daí a Volkswagen apostar na sofisticação do primeiro utilitário esportivo médio produzido pela marca em sua história. Até porque o Tiguan, que é tratado como um importado premium, parte de um valor mais de 20% superior ao dos rivais Tucson, Captiva e CR-V, que têm preços entre R$ 85 mil e 115 mil nas versões similares. O mesmo vale em relação a outros modelos concorrentes, como Nissan X-Trail, Suzuki Grand Vitara e Toyota RAV4.

Ou seja, em preço o Tiguan está emparelhado é com os modelos de marcas top: Land Rover Freelander e Volvo XC60, por exemplo. Justamente por isso, não deve ser um carro de vendas para a Volkswagen.


Por outro lado, o modelo cumpre bem o papel de ser um belo representante das novas tecnologias da marca alemã. A começar pelo motor 2.0 TSI. A unidade de força de quatro cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando no cabeçote é dotada do sistema de injeção direta de combustível e de um turbocompressor. Em vez de borrifar a gasolina nos dutos de admissão, o sistema injeta o combustível diretamente nas câmaras de combustão dos cilindros, aumentando a eficiência da queima e o aproveitamento da energia produzida por ela.

Como resultado, o propulsor despeja 200 cv de potência nas quatro rodas a 5.100 rpm e um torque generoso de 28,5 kgfm, liberado entre 1.700 rpm e 5.000 giros. A tração integral é automática, com o sistema 4Motion.


O motor trabalha gerenciado pelo câmbio automático sequencial Tiptronic de seis velocidades, o mesmo disponibilizado em outros modelos da marca, como o hatch médio Golf europeu e o sedã Passat. De acordo com a Volkswagen, o trem de força faz o Tiguan arrancar de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e chegar à velocidade máxima de 207 km/h. E tudo com muita segurança. Afinal, o utilitário esportivo médio é fartamente recheado de equipamentos.

São de série freios com ABS, EBD e o sistema HBA (que ativa o sistema ABS independentemente da pressão feita sobre o pedal do freio), controles eletrônicos de estabilidade e de tração, além de seis airbags (duplos frontais, laterais e do tipo cortina).


O Tiguan tem ainda outros interessantes recursos, como o freio eletrônico auto-hold. Durante engarrafamentos ou sinais de trânsito, o sistema grava a pressão exercida sobre o pedal do freio, tornando desnecessário manter o pedal pressionado -- como normalmente ocorre nos modelos equipados com câmbio automático. Entre os itens de fábrica, há ainda sensores de obstáculos, de chuva e de pressão dos pneus, controle de cruzeiro, computador de bordo e retrovisor interno eletrocrômico.


A Volkswagen disponibiliza sete opções de cores para a carroceria e seis padrões de revestimento interno, além de uma lista de opcionais. Podem ser incorporados ao modelo bancos com revestimento em couro, faróis bixênon direcionais com lavadores, pinturas metálicas ou perolizadas, teto solar panorâmico, ajuste elétrico de altura e do apoio lombar do assento do motorista e rodas de liga leve de 18 polegadas, em vez das de 17 polegadas oferecidas de série.


Há ainda um módulo off-road, que traz a suspensão reforçada para suportar o uso fora-de-estrada -- pouco provável no Tiguan. Até porque, visualmente, o utilitário esportivo médio da Volkswagen é tipicamente urbano. A dianteira lembra bastante a frente do novo Gol e as lanternas traseiras parecem com as do SpaceFox. Um estilo comportado demais, para um modelo que pretende seduzir pela sofisticação.

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