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domingo, 28 de junho de 2009

Sensores de estacionamento, tire suas dúvidas


Para muita gente, só o fato de pensar em estacionar um automóvel dá um pânico enorme. A manobra popularmente conhecida como baliza, é um terror para os pretendentes a uma carteira de habilitação. Além de estacionar o carro, propriamente dito, ainda existe a possibilidade de encostar em outro veículo ou objetos difíceis de se enxergar, como um carrinho de supermercado, portões, floreiras, pequenos postes e colunas dos prédios, por exemplo. Mas esse medo tende a diminuir com o advento e a popularização dos sensores de estacionamento.

Até pouco tempo atrás esse dispositivo só era encontrado em modelos importados, um item de requinte e conforto dos carrões. Mas, atualmente é possível instalar o equipamento em qualquer automóvel, até mesmo nos populares. Algumas empresas de acessórios desenvolveram esse dispositivo para ser adicionado ao veículo, independentemente do modelo ou versão. São diversos tipos e funcionalidades. Antes, porém, vamos entender como funciona.

O sensor é instalado no para-choque do carro. O funcionamento é bem simples e a tecnologia é baseada no ultrasom. O sensor emite uma frequência sonora muito alta, porém esse som não é audível pelo ouvido humano. Esse sinal sonoro reflete-se no objeto mais próximo e retorna para o sensor. O tempo que o sinal demorar para fazer esse bate e volta vai indicar a distância para o objeto. A central detecta a distância e emite um aviso sonoro, dividido em três estágios de bip. Quanto mais próximo menor o intervalo entre os bips.


Esse dispositivo está apto a compensar as diferenças de temperatura e também outros ruídos ao redor. Alguns pequenos objetos podem não ser identificados em certos modelos de sensor. O mesmo pode acontecer com obstáculos que estiverem fora do raio de alcance dos sensores, embora as versões mais atuais prometem uma varredura mais homogênea.

Quando acontece de o sensor não detectar um objeto, o sistema não emite o bip para o motorista, mas vale lembrar que se trata de um sensor de estacionamento, ou seja, ao fazer a manobra o dispositivo vai identificar os pontos relevantes mais próximos. A maioria dos sensores funciona, em média, a partir de 150 centímetros de distância e independente do tipo de obstáculo que tiver por perto.

O sensor de estacionamento surgiu depois que as seguradoras constataram que muitos dos acidentes aconteciam dentro da própria casa do condutor, tendo como principais vítimas as crianças, que por brincadeira escondiam-se atrás dos carros e os pais, ao manobrar, não percebiam a presença deles.

Fonte: G1 Carros

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