Dentro da implacável lógica capitalista, modelos conversíveis são comuns nos países ricos e raros no Brasil. Um exemplo de conversível que roda por lá e dificilmente vai dar as caras nas terras brasileiras é o Eclipse Spyder. Fabricado em Normal, no Estado americano de Illinois, o esportivo cabriolet da Mitsubishi tem entre seus concorrentes o Pontiac Solstice e o Nissan 350Z Roadster Enthusiast.
Baseado no modelo cupê, o Spyder chega à quarta geração em terras ianques. No Brasil, apenas a versão fechada do esportivo é comercializada, assim como acontece com o seu rival, o Nissan 350Z. As últimas alterações estéticas do Spyder foram realizadas em 2008. Essas mudanças apareceram nos para-choques traseiros, na mesma cor da carroceria do veículo, e na grade frontal, que recebeu detalhe de acabamento preto. Tais mudanças deram ao veículo um ar mais robusto, seguindo as formas do Lancer Evolution.
O Spyder tem duas versões, assim como o Eclipse cupê. A primeira é denominada GS e tem motor 2.4 litros, 164 cv e 23 kgfm de torque a 4 mil rpm. A segunda e a mais potente é a V6 de 3.8 litros, com 268 cv e torque de 36 kgfm a 4.500 rpm. A caixa de câmbio para as duas versões pode ser de seis marchas manual ou automática de cinco velocidades com opção de mudanças sequenciais. Entre os itens de segurança estão o controle eletrônico de tração, quatro airbags -- dois frontais e dois laterais -- e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD.
Por aqui, apenas a versão GT cupê do Eclipse, com motorização semelhante ao esportivo norte-americano, ainda é vendida -- foram 133 unidades emplacadas no ano passado. Este baixo volume de vendas e a comparação entre preços dá uma pista para explicar o diminuto número de conversíveis no país. Enquanto o Eclipse GT cupê importado do Japão 2008/2008 custa, no Brasil, R$ 159.990 com câmbio automático e R$ 146.990 com o manual, nos Estados Unidos o Spyder GT manual é vendido por US$ 25.644 -- cerca de R$ 61 mil --, enquanto a versão automática sai por US$ 28.844 -- algo em torno dos R$ 69 mil.
Fonte: Uol Carros e NetCarShow
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