█ NOTÍCIAS █ VÍDEOS █ FOTOS █ FATOS HISTÓRICOS █ CURIOSIDADES █ OFF ROAD █
sábado, 14 de março de 2009
Mercedes CLC 200 K chega ao Brasil
A Mercedes-Benz finalmente começou a vender no mercado brasileiro, como produto nacional, o cupê CLC, lançado no exterior em 2008. O carro é montado em Juiz de Fora (MG), com cerca de 15% de peças e 70% de partes em aço feitas no Brasil -- os demais materiais vêm de fora e são nacionalizados. Apesar disso, o preço do CLC é de importado: R$ 124.900. O valor o situa na porta de entrada da Classe C, na qual brilha mais forte a estrela do sedã C 200 Kompressor (R$ 145.000).
No entanto, o carro mais barato da Mercedes no Brasil continua sendo o monovolume B 170 (R$ 95.900). Para comparar: o CLC 200 K é vendido a 30.017 euros na Alemanha, 31.300 euros na França e 31.752 euros na Itália (ou seja, custa entre R$ 90.000 e R$ 95.000).
O CLC faz parte da estratégia da Mercedes de ganhar participação de mercado fora do segmento dos sedãs, no qual é referência entre as marcas premium (detém 48% das vendas, contra 52% de Audi e BMW somadas). Seus executivos fazem a seguinte conta: excluindo os três-volumes, existe um mercado anual para 180 mil carros com preços entre R$ 80 mil e R$ 150 mil, de diversas carrocerias -- dois-volumes, cupê, monovolume, minivan, crossover, SUV, conversível etc. Atualmente, a Mercedes abocanha mísero 0,5% desse total (menos de 1.000 unidades/ano).
Com sua proposta mais despojada e esportiva (é quase um 2+2, ou seja, leva duas pessoas na frente e mais duas, no aperto, atrás), cumpre ao CLC atrair às revendas da Mercedes compradores mais jovens, que nos portfólios das marcas premium só tinham como opções o Audi A3 e o BMW Série 1 (preços iniciais de R$ 129.500 e R$ 132.000, respectivamente). O novo modelo da Mercedes substitui o bem-sucedido Classe C Sports Coupé, fabricado até 2005.
Da fábrica mineira saem 94 unidades do CLC diariamente, com cinco opções de motorização e uma paleta de cores que inclui vermelho vivo, branco, azul, vinho etc. Mais de 30 países recebem esses carros. Pelo menos por ora, o Brasil terá apenas o CLC 200 Kompressor, dotado de motor 1.8 a gasolina capaz de entregar 184 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque já a partir de 2.500 rpm. Em tese, a carroceria poderá vir na cor desejada pelo cliente, mas quem tiver pressa de levar o cupê para casa provavelmente ficará com uma unidade em preto ou prata.
Fonte: Uol Carros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário