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terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Especial: Audi A5 !!


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Não é por falta de produto que a Audi patina no mercado brasileiro. A marca dos quatro aros fez uma série de lançamentos este ano: o sedã A4, o utilitário-esportivo Q7 e o superesportivo R8, além do face-lift do A3 importado. Agora, acaba de mostrar à imprensa o cupê A5, um carro de pequeno volume de vendas -- a Audi se dará por satisfeita se emplacar 30 unidades em 2009 --, mas importante para agregar valor à imagem da marca, especialmente pelo seu DNA de esportivo (mas utilizável no dia-a-dia) e pela tecnologia embarcada, ainda que boa parte dela seja opcional.

O A5 começa em R$ 254.500. Caso deseje levá-lo para a garagem completo, o comprador deve desembolsar mais R$ 66.860. É dinheiro suficiente para comprar um sedã médio bem equipado, ou dois sedãs 1.0. E estão incluídos na lista de opcionais justamente os dois equipamentos mais interessantes do A5.

Vale observar que o A5 que chega ao Brasil não possui o sistema quattro de tração permamente, disponível no A4 e responsável pela impressionante estabilidade do sedã (a Audi diz que houve um problema na homologação para o Brasil).

Mas está sob o capô do A5 o belo motor 3.2 V6 FSI (com injeção estratificada de combustível), capaz de desenvolver musculosos 269 cavalos de potência e 33,7 kgfm de torque a partir de 3.000 giros. A Audi garante que esse propulsor superlativo gera um consumo bem moderado de gasolina: 8 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Difícil de acreditar... O gerenciamento do motor é feito pela nova transmissão automática Multitronic de oito velocidades, com opção de trocas manuais (na alavanca ou em aletas atrás do volante). Obviamente, não faz sentido o motorista colocar o A5 para rodar e ascender a marcha sete vezes até engatar a oitava -- até porque a relação de marchas mostra que as três últimas, 6ª, 7ª e 8ª, já podem ser consideradas como overdrive. Deixando a alavanca em D (drive), o câmbio acaba funcionando quase como um CVT. Para quem quiser mais nervosismo, há a tecla S (de Sport).

Rodando, o A5 mostrou que seu propulsor V6 pode ser dócil ou violento, a gosto do freguês. E é domado com segurança pelo Adaptive Cruise Control, que funcionou perfeitamente durante todo o test-drive. Talvez em 15 anos um dispositivo assim venha a ser obrigatório (e barato) em todos os carros do mercado, mas por ora é exclusividade de marcas como Audi e Volvo. Outra "coleira" para o A5 é o limitador eletrônico de velocidade, que permite que ele vá a "apenas" 250 km/h. E também vale observar que, como no A4, o Audi Drive Select tem funcionamento bem nítido no A5. No modo Comfort, o cupê fica mais mole e menos ágil nas respostas ao acelerador. Já no Dynamic há um claro enrijecimento da direção e da suspensão, deixando o carro bem mais agressivo.

Competindo com os cupês da Série 3 e Classe C de BMW e Mercedes-Benz, respectivamente, o Audi A5 acaba ficando caro demais de ser desfrutado em sua completude tecnológica. Dá mais de R$ 320 mil. Haja vontade de (e dinheiro para) construir uma imagem pessoal de bon vivant e apreciador dos carros bons da vida...

Fonte: Uol Carros

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