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sábado, 28 de fevereiro de 2009

Volkswagen Polo BlueMotion !


Você lembra o preço do litro da gasolina há 15 anos? Não? Segure o susto: R$ 0,54. Ou seja, para cruzar os 420 quilômetros que separam Rio e São Paulo você gastava, em um carro 1.0, cerca de R$ 23. Hoje, com o mesmo veículo, a conta é de R$ 92. Desde 1994, primeiro ano do real, o seu gasto com combustível subiu, em média, duas vezes mais que com o de comida, vestuário, escola, aluguel...

“Na hora de comprar o carro, o brasileiro está cada vez mais olhando o consumo de combustível”, garante Fabrício Biondo, gerente de Marketing da Volkswagen. Foi essa mudança de comportamento que fez a matriz sugerir que a filial produzisse por aqui a linha BlueMotion – mais amiga do bolso e, por consequência, do meio ambiente. Na Europa ela surgiu em 2006. A VW diz que não é contra-ataque, mas o BlueMotion, que estreia no Polo hatch e, dependendo da aceitação, vai para Fox e Gol, aparece menos de seis meses após a Fiat lançar a versão Economy de Mille e Palio Fire - que traz pneus com menor atrito ao solo e quinta marcha mais longa.


Aliás, a receita do BlueMotion é, basicamente, parecida com a do Fiat Economy: alongar as marchas e colocar pneus de baixa resistência ao rolamento. Contudo, a VW foi além. Na parte aerodinâmica, a fábrica tampou quase por completo a grade dianteira do Polo, colocou spoiler dianteiro e alongou o aerofólio traseiro para as laterais, formando uma espécie de moldura do vidro. Resultado: o coeficiente de atrito caiu de 0,35 para 0,31 – mesmo índice de um cupê como o Mercedes CLK. Além disso, a suspensão foi rebaixada em 1,5 cm e o carro “emagreceu” 26 kg.

Até aqui, todas as ideias foram importadas da Europa, onde o BlueMotion é oferecido em nove modelos. Mas, por lá, eles são equipados com motor a diesel. A aplicação em motores flex é trabalho da engenharia brasileira, que recebeu da Alemanha a tarefa de diminuir o consumo de combustível do hatch sem mudar o motor 1.6 VHT. A tarefa da filial foi mexer na refinada transmissão manual MQ200, cujas relações de marchas foram alongadas entre 5,9 (1ª) e 21% (5ª).


A 120 km/h o motor trabalha em 2.500 rpm, ante 3.500 rpm do Polo convencional. Não deu outra. O show de rock lá na frente virou bossa nova. Em resumo: na estrada, o BlueMotion esbanja conforto comparado ao irmão tradicional. Já na cidade... Você sentirá falta da guitarra e bateria. A nova relação transformou o Polo em um carro pacato nas retomadas. Mas, convenhamos, seu negócio não é acelerar, e sim economizar. Aí, é espetáculo. Faz, com álcool, 9,2 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Ou seja, números próximos aos do Celta 1.0! Parte desse ganho foi obtido com a substituição da direção hidráulica por eletro-hidráulica. A fábrica fala em redução de 2,2% no consumo de combustível com essa mudança.


Agora, para entender melhor a alteração no design, sugiro que você dê uma boa olhada nas fotos. Viu como o hatch está menos invocado? O visual, digamos, esportivo do Polo que você já conhece foi enfraquecido pela nova grade dianteira e morto pelas rodas de 14 polegadas calçadas em pneus Dunlop 165/70 com adição de sílica – material sintético usado para absorver umidade. A dupla roda-pneu deixou o Polo careta (até a VW admite), mas economiza 5% de combustível. Só que é bom desviar de buracos. Feitos na Alemanha, rodas e pneus custam o dobro (estimativa) e só são encontrados nas revendas. O estepe é de aço com pneu convencional.

Reparou nas fotos que a cor da carroceria é inédita? Se você não gostou, a notícia é ruim. Essa mistura de prata e azul é a única disponível. Assim como o revestimento dos bancos de tecido batizado de Popcorn Silver (pipoca prateada) – outro item do Polo alemão.

A VW está pagando para ver a aceitação do Polo BlueMotion. Vai produzir 300 unidades neste ano. “Aumentar o volume é fácil, basta ter demanda”, diz Biondo. O BlueMotion vai diminuir suas visitas aos postos, mas para tê-lo você precisa abrir a carteira. Ele custa R$ 46.270 – R$ 5.120 a mais que a opção de entrada ou 73 tanques de gasolina. Porém, a novidade, vendida em pacote único de acabamento, traz a mais MP3 player com Bluetooth e ar digital.

Fonte: Auto Esporte

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