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domingo, 8 de fevereiro de 2009
Renault Sandero Stepway !
Para começar, sempre que se fala no Sandero surge a polêmica: ele é um carro pequeno ou médio? Pequeno no preço (relativamente falando, já que o automóvel tem um valor obsceno no Brasil), mas médio em termos de dimensões. Como seguimos o critério mais técnico, não temos como chamar o Sandero de pequeno. Se ele custa menos que os outros, melhor para ele.
Partindo deste princípio, nota-se que o Sandero Stepway é o único modelo médio com suspensão mais alta. E o Sandero normal já tem uma suspensão muito bem ajustada para os pisos nacionais. Com 5 cm a mais, ele enfrenta com desenvoltura lombadas, valetas e buracos.
Isso já torna qualquer comparação uma covardia. Com 2,59 m de entreeixos e 320 l de porta-malas, ele bate fácil qualquer concorrente. O principal, o VW CrossFox, tem a vantagem de, na versão básica, custar R$ 41,1 mil, mas ele não traz uma série de itens que, no Sandero, são de série, como as rodas de liga-leve de aro 16”.
A coisa fica pior para o modelo de origem alemã se ele recebe o mesmo nível de equipamentos do Stepway que avaliamos. Com ABS, airbags, vidros e travas elétricas nas quatro portas, toca-CD com MP3, bancos de couro, ar-condicionado e direção hidráulica, o Stepway sai por R$ 50,99 mil. O CrossFox, no mesmo patamar, sai por R$ 57,95 mil.
Tudo bem que o Sandero não tem volante com regulagem de altura e distância, mas isso não justifica uma diferença de preço tão grande, ainda mais para um carro tão menor. O preço que a Renault conseguiu para o Stepway, a exemplo do que acontece com o Sandero, é o que o coloca como uma permanente opção a considerar.
Fonte: Yahoo! Autos
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