Os números referentes às vendas de automóveis em outubro assustou todos os fabricantes na Europa. Como nos Estados Unidos, a GM Europa registrou uma perda de US$ 1 bilhão no terceiro quadrimestre deste ano, após uma queda de 12,3% de suas marcas na região. O cancelamento do empréstimo de U$S 40 bilhões por parte do governo alemão aos fabricantes também foi um duro golpe. Nem mesmo a Rússia, com seu mercado em ascensão, escapou da crise que limita o crédito financeiro.
Somente em outubro, a BMW caiu 9,2%, enquanto sua rival Mercedes-Benz viu suas vendas caírem 18,1%. Foi o primeiro resultado negativo das marcas em 15 anos. Nos 19 mercados em que atua na Europa, a Ford manteve-se no positivo apenas em dois: Inglaterra e Rússia. No restante, viu suas vendas caírem 12,4%.
Com o mercado em desaquecimento, as montadoras já planejam se readaptar a demanda da região. Até o final deste ano, para corte de custos e pessoal, a GM deixará de produzir 40 mil carros. A BMW anunciou que sua fábrica em Regensburg, na Alemanha, ficará parada por quatro semanas. Duas unidades e produção da Fiat serão fechadas por 50 dias, enquanto a Renault anunciou uma pausa de duas semanas na linha de montagem da Dacia, na Romênia. Parece que 2009 vai ser um ano difícil...
Fonte: Auto esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário