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domingo, 7 de março de 2010

SuperEspecial: Vw Saveiro Cross !!


Não importa o tamanho e o preço, o veículo com apelo off-road mal põe suas rodas na lama. Essa constatação impera em todas as marcas, com exceção das que vendem jipes e SUVs mais robustos. Não é porque você compra um tênis de escalada da Timberland que todo o fim de semana sai por aí encarando uma montanha qualquer.


No entanto, entre chegar a essa conclusão e decidir o que oferecer para esse cliente, que se aventura apenas nos shopping centers, há um imenso abismo. Para algumas montadoras, não importa que ele nem saiba como ligar uma tração integral ou que não use uma bússola em seus deslocamentos. A Fiat pensa assim. Sua linha Adventure traz badulaques como inclinômetro e recursos como o bloqueio do diferencial, o famoso Locker.


Já a Volkswagen, com a Saveiro Cross, preferiu ser econômica. A nova versão da picape nasceu para enfrentar a Strada Adventure, mas o faz com um leque de novidades restrito. O visual, por exemplo, é baseado no do CrossFox, porém, dele apenas os faróis de dupla função e alguns detalhes de acabamento foram incluídos.


A suspensão permaneceu intocada, embora os pneus Pirelli Scorpion ATR tenham ajudado a elevar a altura da picape. Por dentro, mal se nota a diferença exceto se você reparar nos bancos diferenciados e na inscrição Cross na alavanca do câmbio. Não, não há bússola, nem estribos ou diferencial blocante. A Volks simplesmente concluiu que a Saveiro Cross será usada nas cidades – no máximo uma estrada de terra nos fins de semana.


Quando colocada uma Strada Adventure ao lado de uma Saveiro Cross, podemos notar a diferença de conceitos que é clara: a picape da Fiat é alta – quase 10 cm a mais – enquanto a VW parece mais larga, embora não seja na realidade por causa dos plásticos que envolvem a Strada.

Quem prefere a Strada certamente busca passar o recado de que quer ser reconhecido nas ruas. Já a Saveiro Cross está mais para um passeio na praia.


Critérios diferentes

Se o dono da Strada Adventure dirige numa posição alta, reforçada pela suspensão elevada, o cliente da Saveiro Cross mal notará que está numa picape. Como não houve alteração nos eixos em relação às outras versões, o comportamento é o mesmo, ou seja, um veículo de rodagem confortável e suspensão bem ajustada, mas bem mais baixo do que se imagina. A janela traseira estreita, no entanto, não permite ver quase nada se a picape está vazia e, consequentemente, com a caçamba levantada.


A Volks incluiu bons itens no modelo como trio elétrico, direção, computador de bordo I-system, volante com ajuste de altura e profundidade, sensor de estacionamento e capota marítima, mas preferiu não equipá-la com o ar-condicionado alegando que os clientes não se interessam por esse item.


Mais lenta

Como sabe que a rival já tem status garantido – é líder com um enorme diferença para as outras -, a Volks até que não exagerou no preço da Saveiro Cross. São R$ 41 840 que sobem para R$ 44 684 com a inclusão do ar-condicionado. Se outros opcionais como airbags, ABS, volante multifunção e o rádio compatível com diversas teconlogias, forem incluídos esse valor bate em R$ 47 937.


A Fiat cobra R$ 46 820 pela Strada Adventure, o que inclui ar e o sistema Locker, mas não tem, por exemplo, retrovisores elétricos e ajuste de altura dos bancos. Com todos os itens possíveis, a picape da Fiat salta para R$ 55 432, mas traz bancos de couro, Bluetooth, sensores de chuva e crepuscular, teto solar e retrovisor eletrocrômico que não estão disponíveis na Saveiro.


Se ganhou em visual com todos os apliques externos na carroceria, a Saveiro Cross “engordou”. São 54 kg a mais em relação a Saveiro Trooper, a mais próxima em preço e equipamentos. O peso extra e os pneus de uso misto prejudicaram sobretudo a aceleração da picape. São seis décimos a mais gastos para ir de 0 a 100 km/h, o que a deixa mais próxima da Strada Adventure, mais pesada ainda e com motor 1.8.


É o preço pela aparência off-road, mas quem compra um veículo com esse intuito não está preocupado em passar apressado pelos lugares. Pelo contrário.

Fonte: Fast Driver

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