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domingo, 19 de abril de 2009

Focus RS e seus 305 cv !!


A sigla RS está de volta à Ford. Dessa vez para servir à segunda geração do Focus, lançada em 2004 e que passou por re-estilização no ano passado. A marca norte-americana dá, assim, continuidade a um conceito iniciado em 1970, na Alemanha, com o Escort RS 1600, e que prosseguiu com os Sierra e Fiesta. Na verdade, a sigla RS é utilizada pela segunda vez no Focus, pois já foi aplicada na primeira geração do hatch médio. E o novo RS é não só o melhor Focus de sempre, como é, também, um dos mais eficazes e inebriantes esportivos do momento na Europa.


O modelo está equipado com um motor de 2,5 litros, 20V e cinco cilindros de origem Volvo, com turbocompressor, capaz de gerar 305 cv de potência a 6.500 rpm e 44,9 kgfm de torque entre 2.250 rpm e 4.500 rpm. A força é despejada sobre as rodas dianteiras, com o auxílio de um diferencial de deslizamento limitado e de controles eletrônicos de tração e de estabilidade. Segundo a Ford, os números são suficientes para levar o Focus RS de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 263 km/h.


O modelo é impossível de ser confundido com outro esportivo. Agressivo e exuberante como poucos carros, o Focus RS começa a sedução pela carroceria, dotada de formas esculturais. A proximidade com os bólidos de competição do World Rally Championship (Campeonato Mundial de Rali) é tamanha que o seu estilo destoa no meio do trânsito. A "culpa" é dos para-choques proeminentes, da volumosa entrada de ar escura, das "guelras" nos para-lamas dianteiros, das rodas aro 19 com 15 raios, dos vidros escurecidos, das siglas RS, dos arcos das rodas colocadas nas extremidades da carroceria, do difusor traseiro de ar Venturi, do vistoso defletor no topo da janela traseira e das duas saídas de escapamento. E também das cores.


O RS está disponível em três cores: Branco Frozen, Azul Performance e Verde Ultimate, que é uma reinterpretação da cor aplicada no início da década de 70 nos Escort RS 1600, denominada Verde Le Mans. Com ela na carroceria, o Focus RS é um dos mais espalhafatosos esportivos já vistos.


Por dentro impera, como não podia deixar de ser, o espírito dinâmico e o ambiente de competição, embora a exuberância do exterior não se repita da mesma forma no habitáculo. As provas de que o tom esportivo abunda no interior começam nos bancos Recaro revestidos de couro nas extremidades e de tecido Alcantara no centro. O volante de três raios também é forrado em couro, o console central é no estilo fibra de carbono e os instrumentos têm iluminação azul. As costuras -- também azuis -- nos bancos, na coifa da alavanca do câmbio e nos painéis das portas; as soleiras das portas gravadas com a sigla RS; a grelha azul no pomo da alavanca de marchas e os três mostradores adicionais que se erguem no topo do console central, cujo instrumento central indica a pressão do turbo, complementam o aspecto elegantemente "nervoso" do interior.


O ambiente esportivo, o posto de condução correto, a qualidade acima da média e o bom nível de equipamentos são outros trunfos do Focus RS. Mas, sem dúvida, o grande destaque do modelo é guardado para o momento em que se aperta o botão "Power" localizado perto do freio de mão.


O esportivo é o modelo de produção mais rápido na história da Ford Europa e é produzido apenas na fábrica de Saarlouis, em Saarland, na Alemanha. Com uma produção limitada a 8 mil unidades, o Focus RS merece o título de esportivo de tração dianteira mais eficaz da atualidade.

Fonte: Uol Carros

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