EXATAMENTE TUDO SOBRE CARROS... ISSO VOCÊ SÓ ENCONTRA AQUI!

█ NOTÍCIAS █ VÍDEOS █ FOTOS █ FATOS HISTÓRICOS █ CURIOSIDADES █ OFF ROAD █

domingo, 19 de abril de 2009

Etiquetagem Veicular, por enquanto 5 marcas !


Foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (17) o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Iniciativa do Ministério das Minas e Energia, o principal objetivo é divulgar quanto cada carro gasta de combustível na cidade e na estrada. O responsável por colocar este programa em prática foi o Inmetro.
De acordo com o presidente da entidade, João Jornada, a adesão não é obrigatória e para uma montadora participar, ela tem que colocar ao menos 50% da sua frota em teste. “Neste primeiro momento estão participando Volkswagen, Fiat, General Motors, Kia e Honda. Mas acredito que as outras irão participar com o tempo, pois o próprio mercado dirá que é importante”, explicou.

No entanto, assim como a adesão ao programa não é obrigatório, o uso da etiqueta também não. Entre as montadoras participantes, Fiat, GM e Volkswagen ainda não vão usar no selo colado no carro. “Mas a informação estará em todos os concessionários. O próprio vendedor vai utilizar os dados de consumo”, contou Jornada. Porém, ele salienta que a idéia não é tornar obrigatório. “Não é nossa intenção em tornar esse programa obrigatório. Porém, queremos que todos participem. Isso mostra um respeito da montadora com o consumidor e com o meio ambiente.”

Sobre as outras montadoras não participarem, a desconfiança de alguns executivos presentes no evento é que os resultados obtidos não agradaram tanto e eles preferiram atrasar o ingresso no programa, para chegar com um resultado melhor.

Para chegar aos dados de consumo, o Inmetro se utilizou da Norma 7024 da ABNT. No entanto, ao ser questionado sobre possíveis reclamações de motoristas que não atingirem o consumo divulgado, Jornada foi direto: é apenas um parâmetro e precisavam de uma norma para estabelecer os resultados. “Cada motorista tem o seu jeito de dirigir. Mas isso será um correlação, ou seja, o carro mais econômico será também mais econômico nas mãos do motorista mesmo que ele não alcance o resultado divulgado”, contou.

Nenhum comentário: